domingo, 31 de outubro de 2010

Punk: o resgate do Rock 'n Roll!!!


Eu até entendo o ponto de vista de quem acha o Punk um lixo... Esse pessoal admira uma música bem feitinha, com arranjos orquestrados, com metais (instrumentos de sopro), piano, um vocal harmonioso, de preferencia uma voz agradavel e suave aos ouvidos, uma guitarra "delicadamente" tocada, uma linha de baixo capaz de preencher o "vazio" da música, ditar o ritmo dela e não apenas acompanhar a guitarra nas mesmas notas... Enfim. Esse pessoal gosta do tipo de banda de Rock que soa como uma orquestra sinfonica, cada um no seu instrumento formando uma bela canção.

No Punk Rock, isso não existe (tavez em algumas rarissimas excessões).


O que os "intelectuais" da música não entendem ou fingem não entender ou ainda, não aceitam é o fato do que o Punk Rock devolvel o Rock 'n' Roll pro povão, de onde ele foi tirado e até mesmo "roubado" (por bandas que de Rock mesmo, só tinham os instrumentos).

Um muleque pobre, de periferia, com 15, 16 anos de idade na década de 70 que amava o Rock 'n Roll antigo e não sabia tocar um instrumento, podê enfim achar uma maneira simples de aprender (até mesmo sem ter a mínina noção do que seria o Dó, Ré, Mi) e desenvolver sua habilidade com o passar do tempo (vide o The Clash).

Enquanto nas rádios só tocavam músicas das super bandas e o Punk se limitava ao "underground", isso também limitava o poder desses muleques que não tinham acesso ao material independente da época, digamos assim.

"Pô, fazer um solo de guitarra do tipo Pink Floyd é fóda!"

Portanto, o Punk Rock resgatou a essência do Rock 'n Roll raiz (anos 50 e 60), trouxe de volta a simplicidade do inicio dos Beatles, The Who, The Rolling Stones, Elvis Presley, Chuck Berry e além de tudo isso, a rebeldia estava de volta também.

Aquela coisa escrachada de se impor diante de uma sociedade manipuladora se tornou novamente a voz do povo que atraves da música tinham um canal para serem ouvidos enquanto os Hippies se drogavam e pediam paz e amor mas dormiam em camas limpas numa casa bonita no campo, longe da realidade de quem não tinha voz.

Sim, ou vocês achavam que os musicos do The Mamas & The Papas, por exemplo, viviam perambulando pelas ruas como uns "dorme-sujo"?

O Punk não era colorido e filosófico, era direto, apontava na cara os reais problemas da sociedade... Como o RAP faz hoje em dia.

Então, dizer que o Punk Rock matou o Rock 'n Roll é uma afronta, da parte de quem diz gostar de Rock e que não vê virtude no Punk, ao estilo de música que supostamente aprendeu a admirar e curtir e até mesmo fazer (os quem tem bandas - seja por diversão ou até mesmo trabalho).

E se o Punk "acabou" com as bandas super elaboradas (o que não é verdade), isso é culpa delas mesmas que não foram capazes de influenciar uma geração que tinha mais do que fazer a ouvir histórias ficticias.

O Rock 'n Roll não é um simplismente um estilo de música, ele é um estilo de vida!!!

Texto escrito por: Marcio

Um comentário:

  1. O punk rock por muito tempo foi a voz dos excluidos, com suas batidas fortes e letras polêmicas, jogavam a realidade ba cara da sociedade.

    ResponderExcluir